História

Paço dos Negros, capital da ribeira de Muge, fica situada a Sudeste do Concelho de Almeirim, na margem direita deste ribeira.

Zonas de vital importância desde da época romana, como o atestam os achados arqueológicos como moedas, cerâmicas e a recente descoberta da ruina de uma ponte romana da via Olissipo/Scalabis para a Emérita/Ebora, na Ribeira de Muge cerca de 1000m a jusante do Paço. Uma peça numismática do imperador Valentiniamus II, do Século IV, e um conjunto de cerâmicas  do Século II, mostram a importância histórica local.

Foi fundada em 1511 por D. Manuel I, que no local mandou construir o Paço da Ribeira de Muge. Destinado ao repouso nas montarias e caçadas. Este Paço não seria de grandes proporções, não lhe faltavam, porem grandes comodidades.

Damião Góis, na crónica d'el Rei D. Manuel, diz: "...fez de novo os paços da ribeira da Muja por ali haver muita caça, montaria que há naquela comarca, nos quais mandou pôr todo o serviço necessário de mesa, cozinha, camas, leitos, roupas de linho para os que consigo levar".

A primeria referência como "Paço dos Negros" surge no alvará de nomeação do Almoxarife, Paulo Soares da Mota, em 10 de Abril de 1685.